Materiais de Construção
É a propriedade do concreto fresco que traduz a facilidade da sua utilização, com a manutenção da sua homogeneidade (ausência de segregação) em todas as etapas de produção. A facilidade de utilização está associada ao mínimo de energia requerida para misturar o concreto, transportá-lo (por exemplo, através de bombeamento), lançá-lo nas fôrmas, adensá-lo e realizar o acabamento superficial.
Fatores intrínsecos: qnt de água, dosagem e aditivos
Extrinsecos: Clima, vento, insolação, temp.
DURABILIDADE - Durab é a capaci da estrut de concr manter ao longo do tempo o desemp espec (esperado, desejado), quando exposta às condições de uso, operação e manut definidas no projeto. Para medir e acompanhar o desemp são escolhidos indicadores de variação de desempenho (espessura de carbonatação, cor, textura, flechas, fissuras, desprendimentos, expansões, retrações, etc.).
- Deteriorização do concreto:
1) Processos físicos.
a) desgaste da superfície (abrasão, erosão, cavitação).
b) deformações e fissuração (mudanças cíclicas de volume, carga estrutural, esforços acidentais).
2) Processos químicos.
a) reações de troca entre um fluido agressivo e componentes da pasta de cimento endurecida (remoção ou substituição de íons Ca++).
b) reações envolvendo hidrólise e lixiviação dos componentes da pasta de cimento endurecida (aumento na porosidade e permeabilidade).
c) reações envolvendo formação de produtos expansivos (aumento nas tensões internas). Ensaio de espalhamento (slump-flow) - Com a amostra de concreto e tempo não superior a 2 min após sua coleta, preencher o molde (cone de Abrams), que deve ser fixado pelas suas aletas, pelos pés do operador.
Preencher de forma contínua e uniforme, com auxílio do complemento tronco-cônico.
Retirar os excessos e, cuidadosamente, levantar o molde na direção vertical pelas alças, com velocidd cte. Todo processo até a desmoldagem não deve durar mais de 1 min.
Acionar o cronômetro assim q o molde