Teoria da Mão Invisível
Resposta: A ideia central do liberalismo é de que a economia deve ser livre de qualquer fator externo à ela. Também não admite a interferência do Estado, alegando que este não representam os interesses de toda a sociedade e que se for admitida a sua intervenção favorecerá os que lhe são mais próximos politicamente. Adam Smith acreditava no liberalismo e defendeu uma sociedade econômica auto-regulável, onde aconteceria a livre concorrência tendo como consequência a queda dos preços, o aumento da produtividade e consequentemente o aumento da oferta de empregos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
2. Podemos afirmar que a ideia/teoria da “Mão Invisível”, atribuída a Smith, é válida? Justifique seu posicionamento e cite um exemplo. (valor 0,5 ponto - aproximadamente 07 linhas)
Resposta: Tendo em conta esta teoria, nunca seria necessária a intervenção do Estado, pois as pressões do mercado dirigem as atividades egoístas das pessoas para caminhos socialmente responsáveis. Bem, acredito que esta teoria não é válida. Nos dias atuais, sem a interferência do Estado, alguns indivíduos prevalecem-se de uma situação favorável para ter mais lucro, como, por exemplo, os estacionamentos na região central de São Paulo, que não sofrem a interferência do Estado, e por causa disto formam verdadeiros cartéis, cobrando R$15,oo (quinze reais) a hora de estacionamento, não existe uma “mão invisível” para forçá-los a baixar os preços, visto que tem mais carros para estacionar que vagas de estacionamento . Ou então os pequenos mercados que vão à falência quando um hipermercado abre uma filial na mesma imediação.