Diagnostico E Tratamento Dos Problemas De Aprendizagem
O estudante J. F. O. F., 9 anos, filho legitimo de M. S. O. e J. F. O. está cursando o 3º ano do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Alfredo de Paula no município de colônia Leopoldina-Al.
O aluno apresenta grande dificuldade em ler palavras. De acordo com sua idade, deveria está uma série a mais, porém devido ao motivo de não conseguir lê foi reprovado e está pela 2ª vez estudando o 3º ano. O aluno J. F. O. F. diz não gostar de frequentar as aulas, pois, seus colegas aprendem e ele não. Quando conversamos com seus pais eles afirmaram que o ajudam com reforço e nas atividades de casa.
Diagnosticamos o problema deste aluno como dislexia, um transtorno de fatores específicos, que impede à criança que é afetada por um processo traumático de reconhecer os fonemas através da sua grafia. Em entrevista com os pais, a mãe reconheceu que na sua gestação sofreu com muitos problemas familiares, o que a afetava psicologicamente. Certamente essa pressão emocional afetou o aluno enquanto estava na barriga de sua mãe. A partir do momento em que foi diagnosticado o problema de aprendizagem do aluno J. F. O. F. a professora e os pais da criança intensificaram o trabalho de alfabetização.
Diagnostico e tratamento dos problemas de aprendizagem
Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem realizado com a aluna A.M.A., 9 anos, que estuda no 3º ano do Ensino Fundamental I, na escola Zora de Menezes na cidade de Colonia Leopoldina Alagoas. A aluna é filha adotiva de J. A. e A. S.
A aluna não está na série correta, está atrasada. Demonstra desinteresse pelas aulas, briga muito com seus colegas de sala, xinga muito palavrão e não obedece a professora em sala de aula. Eu caderno é muito bagunçado e suas letras nunca são legíveis.
A professora percebeu que havia algo através das letras tortas e desorganizadas da criança, e resolveu investigar a vida tanto escolar quanto familiar desta aluna. Na investigação do