MONOGRAFIA DISLEXIA E DISGRAFIA
Ao traçar estratégias de atuação em conjunto, compartilhando conhecimentos teóricos e, levando-se em consideração aspectos convergentes das duas ciências, o trabalho desta equipe resultará em um melhor aproveitamento dos esforços na prevenção do fracasso escolar junto aos aprendentes que desfrutarão de um trabalho otimizado e eficiente.
Este trabalho é decorrente de uma pesquisa bibliográfica cuja temática focou os transtornos de aprendizagem conhecidos como dislexia e disgrafia. O objetivo principal é descrever aspectos das ciências fonoaudiológica e pedagógica e apresentar uma proposta de atuação integrada entre fonoaudiólogos e pedagogos no trabalho preventivo na escola.
Para que se possa prevenir alterações no processo de aprendizagem, faz se necessário a elaboração de estratégias preventivas em conjunto, suscitando assim um trabalho multidisciplinar e interdisciplinar, alertando para a necessidade da presença dos profissionais supra citados diretamente em contato com a comunidade escolar, atuando de forma conjunta com o intuito de prevenir os distúrbios de aprendizagem.
O pedagogo junto ao fonoaudiólogo pode traçar um plano de atuação preventiva, no qual cada profissional abrangendo sua área, realizará um trabalho integrado, sem perder a noção de totalidade, um ajudando e complementando o trabalho do outro.
Segundo Myklebust (2002) representando um déficit na capacidade de simbolizar, começa a se definir a partir da necessidade que tem a criança de lidar receptivamente ou expressivamente com a representação da realidade, ou antes, com a simbolização da realidade, ou poderíamos, também dizer, com a nomeação do mundo. No primeiro capítulo abordaremos as dificuldades de aprendizagem relacionados à leitura e à escrita, sendo elas dislexia e disgrafia onde iremos conceituar cada uma delas e caracterizá-las conforme alguns autores e com isso facilitar o diagnóstico e tratamento precoces. No segundo capítulo falaremos sobre a importância da