DIAGNOSTICO CANTINA
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
ANA LÚCIA SILVEIRA
ELOÍSE ALANA MANCE
JOZILENE DE SOUZA FERRAZ
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL REALIZADO NA CANTINA DA FACULDADE EVANGÉLICA DO PARANÁ
CURITIBA 2013
ANA LÚCIA SILVEIRA
ELOÍSE ALANA MANCE
JOZILENE DE SOUZA FERRAZ
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL REALIZADO NA CANTINA DA FACULDADE EVANGÉLICA DO PARANÁ
Diagnóstico Ambiental realizado na cantina da Faculdade Evangélica do Paraná, apresentado à disciplina de Diagnóstico Ambiental Para Elaboração de Projetos, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da FEPAR, como avaliação parcial da disciplina. Sob orientação da Profª Gisele Lorenzi.
CURITIBA
2013
INTRODUÇÃO
A Faculdade Evangélica do Paraná iniciou suas atividades em 1969, com um único curso: o de Medicina. Após trinta anos de sua criação, pensou-se em ampliar o número de cursos dentro da área da saúde. Atualmente a Instituição oferta 8 (oito) cursos de graduação, sendo todos reconhecidos pelo MEC, são eles: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Psicologia, Tecnologia em Gestão Ambiental e Teologia.
A faculdade conta com uma única cantina, que presta atendimento terceirizado, onde foi realizado o diagnóstico. O diagnóstico ambiental da cantina foi extremamente relevante, visto que é uma área da faculdade que engloba saúde, meio-ambiente e segurança. A manipulação e o consumo de alimentos estão diretamente ligados a questões ambientais, pois geram uma grande quantidade de resíduos e substâncias, além de outros fatores que causam impactos ambientais, como a qualidade da alimentação das pessoas.
METODOLOGIA UTILIZADA
Para a elaboração do diagnóstico, foram consultadas as regulamentações referentes à manipulação, consumo e comércio de alimentos, sendo a principal referência a RESOLUÇÃO-RDC nº