NUTRICAO
O desenvolvimento físico e intelectual de uma criança depende em grande parte de uma alimentação saudável.
Nas escolas as crianças aprendem sobre os alimentos mais saudáveis e os que devem ser evitados. Aprendem que frutas, verduras e legumes são essenciais, pois possuem vitaminas e minerais. Aprendem que as carnes são importantes para que possam crescer e se desenvolver.
Em contra partida, as escolas não vendem em suas cantinas o que ensinam nas salas de aula. O apelo visual que possuem embalagens dos produtos industrializados é enorme. Nas estufas, o que mais é oferecido são os salgados fritos, ricos em gorduras e carboidratos. Além disso, o aluno que traz lanhe de casa é muitas vezes criticado pelos colegas e pouco incentivado pelos professores. É necessária uma mudança da estrutura da cantina com o intuito de desenvolver lanches saudáveis e convidativos. A participação dos pais também é importante para incentivar a criança a levar lanche de casa, onde é possível criar alternativas gostosas e saudáveis.
Muitas escolas já adotaram algumas condutas para melhorar o lanche nas cantinas: Proibição da venda de refrigerantes, Cardápio de lanches saudáveis e Distribuição de frutas gratuitamente aos alunos.
Estas são algumas das muitas mudanças que podem ser realizadas. Porém, é preciso lembrar que é necessário que a criança seja estimulada e incentivada em casa pelos pais, na sala de aula pelos professores e alternativas nas cantinas na hora da compra do lanche.
Citamos alguns lanches saudáveis que são completos e nutritivos como sugestão para levar para a escola:
Lanche 1: Pão integral com queijo branco, suco de fruta, barrinha de cereais.
Lanche 2: Pão de ervas com requeijão e presunto magro, fruta, todinho.
Lanche 3: Pão francês com queijo prato e peito de peru, pé de moleque, suco Adess.
Lanche 4: Esfiha de ricota, banana, suco de fruta.
Lanche 5: Biscoito água e sal, todinho, fruta.
Lanche 6: Pão de Leite com