Projeto educacao infantil
Título do projeto: Brincar, Viver e Aprender.
Duração: Ano letivo de 2012.
Público alvo: Crianças (4 e 5 anos) da Educação Infantil do Anexo Ana Neri.
Responsáveis pelo projeto: Pedagoga Eugenia Maria Silveira Garcia.
Professoras: Luciane Rosa de Oliveira Dias, Valdenuza Tolêdo de Oliveira, Elizabete Camilo da Silva, Juliana Fernandes da Silva, Fabíola de Paula Barros, Marta Cristina da Silva, Alexsandra Patrícia, Elizângela Morais, Andréa Ambrósio e Rosi.
Justificativa:
Brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa e, lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros, também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária. A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem características próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família. Posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz entre outras situações. O mundo da fantasia, da imaginação, do brincar, encantam as ações reais e imaginárias. Toda criança tem uma visão mágica do mundo, brincando, vivendo e aprendendo. A brincadeira leva a realidade para o formato que a criança compreende, na medida certa para que ela interaja com opiniões, iniciativas e ideias. Brincando educa sua sensibilidade para apreciar seus esforços e tentativas, o prazer que atinge quando consegue finalizar uma tarefa (montar um quebra-cabeça ou pegar o colega) faz com que se sinta realizada por atingir uma meta, elevando a autoestima. Por meio de brincadeiras a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada