Diabettes Mellitus
Introdução
1.1
Diabetes Mellitus
O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e
associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, ente outros.
1.2
Tipos de diabetes (classificação etiológica)
Os tipos de diabetes mais frequentes são o diabetes tipo I, anteriormente conhecido como diabetes juvenil, que compreende cerca de 10% do total de casos, e o diabetes tipo II, anteriormente conhecido como diabetes do adulto, que compreende cerca de 90% do total de casos.
Outro tipo de diabetes encontrado com maior frequência e cuja etiologia ainda não está esclarecida é o diabetes gestacional, que, em geral, é um estágio pré-clínico de diabetes, detectado no rastreamento pré-natal.
Outros tipos específicos de diabetes menos frequentes podem resultar de defeitos genéticos da ação da insulina, doença do pâncreas exócrino, endocrinopatias, efeito colateral de medicamento, infecções e outras síndromes genéticas associadas ao diabetes.
1.3
Diabetes tipo I
O termo tipo 1 indica destruição da célula beta que eventualmente leva ao estágio de
deficiência absoluta de insulina, quando a administração de insulina é necessária para prevenir cetoacidose, coma e morte.
3
A destruição das células beta é geralmente causada por processo autoimune, que pode se detectado por auto anticorpos circulantes como anti-descarboxilase do ácido glutâmico
(anti-GAD), anti-ilhotas
e anti-insulina, e, algumas vezes, está associado a outras doenças
autoimunes como a tireoidite de Hashimoto, a miastenia gravis.
O desenvolvimento do diabetes tipo1 pode ocorrer de forma