Diabettes mellitus
Diabetes Mellitus.
O diabetes é uma desordem no metabolismo - a forma pela qual o corpo usa a comida ingerida para energia e crescimento. A maioria da comida que as pessoas ingerem é quebrada em glicose, a forma de açúcar no sangue. Glicose é a principal fonte de energia para o corpo. Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é usada por células para crescimento e energia. Para a glicose entrar nas células é preciso que insulina esteja presente. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, uma glândula atrás do estômago.
Quando as pessoas comem, o pâncreas automaticamente produz a quantidade certa de insulina para mover a glicose do sangue para as células. Porém, em pessoas com diabetes, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, ou então as células não respondem apropriadamente à insulina produzida. Desta forma, glicose se acumula no sangue e é eliminada pela urina. Assim, o corpo perde a sua principal fonte de combustível mesmo que o sangue contenha grandes quantidades de glicose.
Tipos de diabetes:
Os três principais tipos de diabetes são:
* Diabetes tipo 1.
* Diabetes tipo 2.
* Diabetes gestacional.
Diabetes tipo 1:
A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, a qual ocorre quando o sistema imunológico do organismo que luta contra infecções vira-se contra uma parte do corpo. No diabetes tipo 1 o sistema imunológico ataca e destrói as células beta no pâncreas que produzem insulina. Desta forma, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Uma pessoa com diabetes tipo 1 precisa tomar insulina diariamente para viver. Os sintomas do diabetes tipo 1 geralmente desenvolvem-se em um período curto de tempo, embora a destruição das células beta possa começar anos antes. Sintomas da diabetes tipo 1 podem incluir sede, urinar freqüentemente, fome constante, perda de peso, visão turva, e fadiga extrema.
Diabetes tipo 2
A forma mais comum de