Dia nacional da matematica
O professor de matemática Júlio César de Melo Sousa nasceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de maio de 1895, filho de João de Deus de Melo e Sousa e de Carolina Carlos de Melo e Sousa, em uma família de oito filhos. Foi um professor, educador, pedagogo, escritor, conferencista e matemático brasileiro. Através de seus romances foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil. Ocupou a cadeira número 8 da Academia Pernambucana de Letras.
Júlio Cesar viveu quase toda a infância na cidade paulista de Queluz. Seu pai, e sua mãe, ambos os professores, tinham uma renda familiar apenas suficiente para criar os nove filhos do casal. Quando criança, Júlio já escrevia histórias com personagens de nomes absurdos como Mardukbarian, Protocholóuski ou Orônonsio.
Em 1905, aos dez anos, foi enviado pelo pai ao Rio de Janeiro onde deveria se preparar para o Colégio Militar. Em 1909 quando se transferiu para o Colégio Pedro II. Uma de suas lembranças como aluno interno do Colégio Pedro II relacionava-se com as aulas do Professor de Português José Júlio da Silva Ramos. Ele passava redações para os alunos fazerem. Os alunos que não faziam, recebiam zero. Esta nota impedia que eles voltassem para casa no final de semana. Como escrevia bem, Júlio Cesar passou a vender redações para os colegas e assim conseguia comprar chocolate, pois o que recebia por semana dava apenas para ele ir e voltar para a casa de uma tia, onde passava os finais de semana.
Em outubro de 1912, conseguiu seu primeiro trabalho formal. Concluiu o curso de professor primário na Escola Normal do antigo Distrito Federal e, depois se Diplomou em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1913.
Como professor começou lecionando História, depois Geografia. Não continuou sendo professor destas disciplinas, pois, segundo ele, elas necessitam de atualizações constantes. Depois começou a ensinar Física. A prática dos laboratórios o afastou desta área do