TRABALHO FERNANDA
Estima-se que os números de entidades que se compõe o 3º setor seja superior a 540 mil, incluindo ONGs, fundações, associações civis e unidades assistenciais. Este número com certeza é maior, pois tem aquelas que promovem ações sociais e integram o setor, que não são formalmente registradas.
O 3º setor geram 5% dos empregos no mundo e 2,5% de trabalho no Brasil.
Uma pesquisa do IPE (Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada) com 780 mil organizações privadas, evidencia que 462 mil das organizações pesquisadas (59%) tem o atendimento voltado ao atendimento de comunidades carentes. Em valores isto apresenta 5 bilhões de reais destinados a saúde, educação, alimentação, esporte e cidadania.
As que mais realizam ações sociais se encontra na região Sudeste, em torno de 67%. A pesquisa ainda nos mostra, que 90% declara nunca ter interrompido atendimento social e cerca de 60% não alteraram os investimentos sociais, nem em períodos de dificuldades econômicas.
De acordo com a ONU cerca de 25% dos brasileiros ou 42 milhões de pessoas, praticam algum tipo de trabalho voluntário ou ações solidárias.
O Brasil é 69º (sexagésimo nono) colocado no Ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que avalia a qualidade de vida em cada país, observando a evolução de parâmetros de educação, renda e expectativa de vida.