Oi qw ds tr as dfff
1423 palavras
6 páginas
Lincoln Calixto da Silva JuniorSEMANA DA MATEMÁTICA MIRIM
Introdução
A matemática é uma linguagem que permite a reconstrução da realidade através de modelos. Por meio de seu ensino, procura trazer esses modelos para sala de aula de maneira didática, que permita possibilitar aos alunos a realização de um diálogo entre a matemática e as suas vidas.
Sendo assim, é preciso que os professores tenham uma concepção que os levem a refletir, sempre que possível, sobre suas práticas pedagógicas. Essa reflexão ajuda na condução da construção de uma aprendizagem significativa para os alunos por ser esta, muitas vezes, uma aprendizagem que surge através das necessidades dos mesmos.
Sendo que, muitas vezes, os professores na sua formação, em nível de graduação, não é formado no sentido de buscarem alternativas que os façam avançar em sua didática. Pois, os mesmos aprendem que a matemática deve ser ensinada apoiada em poucos recursos, particularmente, o uso do quadro e mais fortemente o uso do livro didático.
É preciso ressaltar que há algum tempo estamos vivendo no mundo com diversas mudanças e os alunos vêm acompanhando essas mudanças interagindo com vários meios de comunicação. A escola, como um desses meios, não pode ficar distante da inovação que vem acontecendo e os professores, como um dos elementos importantes da escola, precisam ajudar com o amadurecimento da mesma. Para isso, precisam trabalhar não de maneira estanque, mas trazer algo externo aos muros da escola, para poder orientar os alunos sobre seu uso, como também ensinar algo novo.
Torna-se importante, então, buscar novas estratégias didáticas, que o possibilite refletir sobre sua prática e perceber que, em alguns momentos, essa prática não está ou não vem funcionando. Essa reflexão pode ser um elemento que o ajudará a reverter o quadro de baixos índices de desempenho dos alunos em matemática que vem sendo apresentado nas avaliações em larga escala, o que aponta que o ensino de matemática precisa, e muito,