Dia nacional da matemática
Departamento de Matemática
Disciplina: Estágio em Laboratório de Ensino
Professora: Maria Terezinha Gaspar
Alunos: Celso Gustavo Cavalcante Ribeiro 07/31218 Gabriela Aparecida Parreira 10/0011420
Dia Nacional da Matemática
Público alvo: Estudantes do Ensino Básico (alunos do 5º ao 9º ano).
Objetivo Geral: Trabalhar com atividades que propiciam o desenvolvimento da investigação matemática e a fixação/manipulação das operações elementares: adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação, potenciação e fatoração.
Conteúdos Matemáticos abordados: Operações elementares e manipulação algébrica.
Conteúdos de Didática e Educação Matemática: Trabalho em grupo, investigação como recurso pedagógico, materiais concretos, pesquisa.
Tema: Malba Tahan – O homem que calculava (Cap.VII).
Introdução
Alguns livros apresentam diversas visões da matemática como enigmas e problemas que estimulam o pensamento e a sua leitura. Um desses exemplos é o “O homem que calculava” que narra a passagem de Beremiz por Bagdá, onde se encontra diante de vários desafios e enigmas matemáticos, especialmente o Problema dos Quatro Quatros.
No capítulo VII, Beremiz se interessou por um elegante e harmonioso turbante azul claro que um sírio, meio corcunda, oferecia por 4 dinares. Havia um letreiro, em letras vistosas, que dizia: “OS QUATRO QUATROS”.
Ao ver Beremiz interessado em adquirir o turbante azul, Hank-Tade-Maiá(narrador do conto) indaga:
- Julgo loucura comprar esse luxo. Estamos com pouco dinheiro e ainda não pagamos a hospedaria.
- Não é o turbante que me interessa – retorquiu Beremiz. – Repare que a tenda desse mercador é intitulada “Os Quatro Quatros”. Há nisso tudo espantosa coincidência digna de atenção.
- Coincidência? Por quê?
- Ora bagdali – retorquiu Beremiz -, a legenda que figura nesse quadro recorda uma das maravilhas do Cálculo: podemos formar um número qualquer