Dewey - Democracia e Educação
Disciplina: Tendências do Pensamento Educacional
Nome: Tiago Donizette da Cunha
Análise: DEWEY, John. Democracia e Educação. 4 ed. S. Paulo: Nacional, 1979.
Para Dewey, a Educação é um processo que tem a tendência de se renovar dentro do ambiente social em que se localiza, num contínuo de auto-construção. Educar diz respeito aos costumes, instituições, crenças, vitórias e derrotas, divertimentos e ocupações, isto é, tudo o que faz parte do substrato sócio-individual. O processo de transmissão dentro da sociedade torna-se importante, posto que revela o caráter de renovação educacional que a sociedade possui, e esta transmissão só é possível mediante uma comunicação a partir dos mais velhos aos mais novos, no que diz respeito aos modos de agir, proceder, pensar e sentir. Portanto, a o processo educativo é uma questão de necessidade.
Segundo o autor, a escola, como um ambiente especial e ordinário de associações, possui três funções especiais: a primeira é fornecer um ambiente simplificado capaz de disseminar conhecimentos relevantes para a sociedade. A segunda preconiza que o meio escolar tem como função eliminar os aspectos que não trazem vantagem dentro do ambiente escolar e que isto não chegue a influenciar os hábitos mentais dos indivíduos. A terceira é escolher os elementos do ambiente social e proporcionar oportunidades para cada indivíduo de modo que supere as limitações do seu grupo social.
Nesta perspectiva, Dewey advoga que a Educação deve ser democrática, capaz de levar os indivíduos a uma convivência e interação mútua de modo que a experiência de um, seja algo útil para o outro e que a vida associada leve ao enriquecimento contínuo. O objetivo educacional deve-se alicerçar nas atividades e necessidades intrínsecas, favorecendo as aptidões já existentes, sem contudo propor objetivos uniformes que não se coadunam com as inclinações e exigências de um indivíduo.
1) É possível