ATPS
Engenharia Elétrica 1°
Química 1
Ensaio de Gama - Bico de Bunsen
Material
Bico de Bunsen, Becker, Água destilada, Fósforos e amostras de sais.
Procedimento
Utilizando o bico de Bunsen, regulamos a chama para uma temperatura aproximada entre (1100° á 1500°). Com um clips aberto adaptado a um prendedor pegamos pequenas amostras de diferentes sais como (NaCl / CaCl/ KCl / CuSo / LiCl ) e aproximamos ao fogo , percebendo que em cada sal utilizado a cor da chama era alterada .
Ensaio de chama
NaCl (cloreto de Sódio) – Amarelo
CaCl2 (cloreto de Cálcio) – Laranja
KCl (cloreto de Potássio) - Violeta
CuSo4 (sulfato de Cobre ) – Verde
LiCl (cloreto de Lítio) - Vermelho
Justificativa
Cada sal emite uma coloração diferente ao ser colocado em contato com a chama. O átomo tem uma eletrosfera composta de camadas energéticas (ou níveis de energia), que conteriam apenas os elétrons que tivessem a energia respectiva de cada nível. Isso significa que só seriam permitidas algumas órbitas circulares ao elétron, sendo que em cada uma dessas órbitas o elétron apresenta energia constante. Para passar para um estado de maior energia, o elétron precisa receber energia de alguma fonte externa; assim, quando isso ocorre, o elétron salta para uma órbita ligeiramente mais afastada do núcleo, ficando em seu estado excitado.
No momento em que colocamos o sal no fogo, estamos fornecendo energia para seus elétrons. No entanto, o estado excitado é instável, portanto, os elétrons que “saltaram” de nível retornam a órbita de seu estado estacionário. Nesse momento o elétron perde uma quantidade de energia que corresponde á diferença de energia existente entre as órbitas envolvidas no movimento do elétron .
Bibliografia
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/teste-chama-transicao-eletronica.htm
20/09/2013.