Estudos do Sistema ABo
CAMPUS ARAPIRACA
Determinação de Grupos Sanguíneos – Sistema ABO e Rh
Arapiraca-AL
Junho de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS.
CAMPUS ARAPIRACA
Determinação de Grupos Sanguíneos – Sistema ABO e Rh
Relatório de aula pratica
Laboratorial realizada pela
Turma 923-A do turno vespertino.
Sob orientação da Prof.ª Betânia Vilela Para fins avaliativos
Arapiraca-AL
Junho de 2013
I-INTRODUÇÃO:
Os grupos sanguíneos são constituídos por antígenos que são a expressão de genes herdados da geração anterior. Quando um antígeno está presente, isto significa que o indivíduo herdou o gene de um ou de ambos os pais, e que este gene poderá ser transmitido para a próxima geração. O gene é uma unidade fundamental da hereditariedade, tanto física quanto funcionalmente.
Sistema ABO
No sistema ABO existem quatro tipos de sangues: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de certas substâncias na membrana das hemácias, os aglutinogênios, e pela presença ou ausência de outras substâncias, as aglutininas, no plasma sanguíneo.
Aglutinogênios
Os aglutinogênios são antígenos encontrados na superfície das hemácias e são responsáveis pela determinação do fenótipo sanguíneo.
Grupo sanguíneo Aglutinogênio nas hemácias
A A
B B
AB AB
O -
Aglutininas
As aglutininas são proteínas encontradas no plasma sanguíneo. As aglutininas são anticorpos que reagem com os aglutinogênios.
Uma pessoa com o tipo sanguíneo A possui aglutinogênio A nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma. Se receber sangue do tipo B, ou seja, que possua aglutinogênio B, as hemácias do sangue irão aglutinar, formando aglomerados de células, prejudicando a