Determinação ponto de fusão
QMC 5119 – Introdução ao Laboratório de Química – 2012/1
Determinação do Ponto de Fusão de Substâncias
21/03/2012
Turma : 1003 A
Introdução O objetivo neste experimento é obter experimentalmente o ponto de fusão do naftaleno. Utilizamos de duas técnicas diferentes, e nosso objetivo é analisar qual será a mais precisa para determinar o ponto de fusão do naftaleno.
Resultados e Discussões
i) Curva de aquecimento
Gráfico I - Anexado No mesmo, podemos vereficar que a temperatura foi aumentando até perto dos 79°C, a partir da mesma notamos que houve uma estacionada nos dados, nos mostrando claramente que a partir dos 79°C nossa substância estaria mudando seu estado físico, essa constância durou até 81°C, a partir do mesmo o naftaleno passou de sólido para líquido. A temperatura de fusão é ?? ESSA EU NÃO SEI, MAS TA NA TABELA!
i) Curva de resfriamento
Gráfico II - Anexado No gráfico de resfriamento tivemos uma análise parecida, porém agora o naftaleno que está no estado líquido, passou para o estado sólido. Podemos verificar essa mudança novamente perto dos 81°C até 79°C, onde nosso gráfico tem um comportamento constante. A temperatura de solidificação é ?? TAMBÉM NÃO SEI!
ii) Determinação da temperatura de fusão do naftaleno utilizando o Tubo de Thiele
Obtemos três temperaturas de fusão do naftaleno, são elas __, __, __.
Conclusões
Utilizando uma grande quantidade de amostras temos uma maior precisão dos dados. E também com uma grande quantidade de amostras temos mais informações sobre nosso processo. Analisamos dessa maneira que a primeira experiência nos oferece isso. Maior quantidade de amostras, maior precisão e mais informações sobre nosso processo. A amostra é uma substância pura, podemos ver que o ponto de fusão do naftaleno é 80,26 °C, e nosso ponto de fusão obtido experimentalmente ficou muito próximo do mesmo.