Comportamento organizacional
GESTÃO DE MUDANÇA
Eduardo Soto
Edervan da Silva Pinto RA: 6620369045
Taubaté 2013 – SP
Sumário
Resumo 3 Introdução 4 Desenvolvimento 5 Noções de mudança 5 As mudanças seus tipos e formas 6 A mudança na estrutura organizacional 7 Modelos nas mudanças organizacionais 8 Redesenho 9 A mudança na liderança e na administração 10 Conclusão 13 Referências: 14
Resumo
Foi abordado o tema Gestão de Mudança, iniciando pelos conceitos e noções de mudança, passando pelos ciclos, tipos, modelos nos indivíduos e nas organizações, chegando aos processos, redesenhos e as mudanças na liderança sempre ressaltando a importância do ser humano neste processo tão presente na nossa vida. Responderemos a algumas perguntas como “o que se muda?” e chegaremos à conclusão explicando a importância e as dificuldades de permitirmos que mudança aconteça.
Introdução
Mudança, palavra derivada do Latim, MUTATIO, de MUTARE, “mudar, trocar de lugar”. Este mesmo verbo originou o nosso “mudar”.
Mudar, parte indispençavel e natural da vida do ser humano, e tendo isso como ponto de partida analizaremos os aspectos das mudanças nos individuos e nas organizações. Baseado no autor Eduardo Soto e no seu livro Comportamento organizacional - O Impacto das Emoções (Linguage Learning, 2010), descreveremos o processo e a Gestão de Mudança desde uma abordagem inicial sobre os conceitos e ciclos naturais de mudanças até chegarmos aos fundamentos de uma reengenharia, passando pelos tipos e modelos de mudanças.
Também observaremos a mudança na visão dos processos onde o autor descreve a maneira que ele acredita ser a relação ideal entre a empresa, indivíduo e ambiente. E ainda do indivíduo a nível pessoal, intelectual e emocional.
“Nada perdura, a não ser a mudança” (Heráclito, apud Platão)
Desenvolvimento * Noções de mudança
O ser humano é fadado às mudanças, nada consegue permanecer muito tempo sem uma correção