DETERMINAÇÃO DO VALOR DO PKa A PARTIR DO PH DE SOLUÇÕES TAMPÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA FUNDAMENTAL
RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
RECIFE, 23-09-2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA FUNDAMENTAL
DOCENTE: IVANI MALVESTITI
DISCENTE: JADER DUARTE
PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DO VALOR DO PKa A PARTIR DO PH DE SOLUÇÕES TAMPÃO
RECIFE, 22-09-2013
1- INTRODUÇÃO
Uma solução tampão é uma solução aquosa de um ácido e da sua base conjugada que não sofre variações significativas de pH quando se adicionam pequenas quantidades de ácidos ou bases. São portanto soluções cujo pH ideal se encontra no centro da zona tampão do par conjugado ácido/base. O pKa é uma grandeza que permite saber a força de um ácido de forma mais intuitiva que através do valor de Ka. Quanto menor é o pKa de um ácido, maior é a sua tendência a ionizar-se e, consequentemente, mais forte é o ácido.
Quando o pH de uma solução aquosa contendo um ácido fraco é igual ao pKa desse ácido, [HA]=[A-]. O valor de pKa de um ácido pode ser facilmente calculado através de uma curva de titulação.
Uma titulação consiste na adição de uma base a uma solução aquosa de um ácido (ou um ácido a uma solução aquosa de uma base) em pequenas quantidades, medindo-se o pH da solução após cada adição. A solução que se adiciona é chamada titulante e a que sofre a adição é titulada. O resultado de tais medições (título) é uma curva de forma sinusoidal em que o centro geométrico corresponde ao pKa do ácido. O objetivo do experimento foi calcular o PKa de uma solução tampão de ácido acético e acetato de sódio, a partir do valor de PH desta mesma solução.
2_ PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
2.1 Materiais, equipamentos e