Determinação do teor em carbonato de sódio na soda caustica comercial
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Técnica Utilizada: Potenciometria Material Específico: Medidor de pH; Eléctrodo de vidro combinado; Placa de Agitação; Reagente: Soda Cáustica Soluções:Solução 0,1moldm-3 HCl; Solução 0,1moldm-3Na2CO3; Solução de fenolftaleína; Solução de laranja de metilo.
Dissolver 3,6g de soda cáustica em água destilada. Retirar duas alíquotas de 5 mL. Titular, observando a mudança de cor do indicador fenolftaleína e depois do alaranjado de metilo. TRATAMENTO DE RESULTADOS: -Reacção entre o ácido clorídrico e o carbonato de sódio: 1º Ponto de Equivalência: CO2-3(aq) + H+(aq) HCO-3(aq) 2º Ponto de Equivalência: HCO-3(aq) + H+(aq) H2CO3(aq)
CONCLUSÃO: - O primeiro passo da experiencia foi padronizar a solução de HCl, através de uma titulação, de modo a obter a sua concentração exacta, e compara-la com a rotulada. Para tal, foi necessário determinar os pontos de equivalência por três métodos: dos indicadores, da 1º derivada e da 2º derivada. Assim, obtivemos uma concentração de 0,109moldm-3, sendo que a rotulada é 0,1moldm-3. - Quanto ao objectivo de determinar a concentração de Na2CO3 na soda caustica, através de duas titulação e sabendo a concentração real do HCl, obtivemos uma %(m/m) de 5,89%. Então concluímos que a amostra em estudo era ainda bastante eficaz pois como a