Antropologia visual
Faculdade de Letras e Ciências Sociais
Departamento de Arqueologia e Antropologia
Fundamentos de Antropologia Visual – 2012
IIº Semestre/IV – Ano
TEMA:
Análise de comportamento dos noivos e dos convidados no que concerne a pontualidade nas cerimónias de casamento
Discente: Geraldo Jaime Candze
Docente: Miguel Pristas
Novembro de 2012
Introdução
O presente trabalho, pretende expor a interpretação de algumas das várias imagens visualizadas ao longo duma cerimónia matrimonial (casamento), fundamentadas na orientação indicada pelo professor da cadeira de Fundamentos da antropologia Visual, disciplina na qual, o presente trabalho está inserido. Neste caso sobre a cerimónia procuramos ilustrar o comportamento dos convidados e dos noivos no que concerne a pontualidade, sendo que as imagens a serem ilustradas apresentam uma forma de ser na maioria das cerimónias nas quais tivemos a ocasião de estudar e procurar perceber questões de pontualidade. Uma imagem, pode ser alvo de várias interpretações, por várias pessoas, contudo para ter uma verdadeira interpretação da realidade expressa no que vemos, é necessário fazer uma análise e um estudo prévio do contexto em que se situa. O tempo, o espaço e as circunstâncias são cruciais para uma boa interpretação das imagens e os pormenores por vezes são tão importantes como a totalidade da imagem no seu geral.
Esta cerimónia decorreu no dia 29 de Setembro de 2012, num salão alugado para o efeito, no bairro da Liberdade, Município da Matola, onde os noivos são residentes, marcado segundo o convite para as 14h00’. O dia apresentava-se com uma temperatura agradável para o evento do género e a céu aberto.
A importância de uma imagem, passa por olhar para a mesma, mas olhar com outros olhos, “A look is necessary to cross the span created by the perception, of difference, a perception which initially of course, also involves looking” (Lutz & Collins, 1993, pp188). Estas