Engenharia
UNIDADE DE TANGARÁ DA SERRA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
3º SEMESTRE
PREPARAÇÃO
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO
Tangará da Serra
Junho, 2012
1.INTRODUÇÃO
Os reagentes comumente usados para a preparação das soluções padrões ácidas, são o ácido clorídrico e o sulfúrico. Os dois são encontrados no comércio na forma de soluções concentradas. HCl apresenta concentração de aproximadamente 12 mol/L, enquanto que H2SO4 é cerca de 18 mol/L. Mediante diluição apropriada, pode-se preparar com facilidade qualquer solução com urna concentração aproximada.
As soluções preferidas são as de ácido clorídrico, pois são estáveis indefinidamente e podem ser usadas na presença da maior parte dos cátions sem sofrer interferência devida à formação de sais solúveis. O ácido sulfúrico forma sais insolúveis com os hidróxidos de bário e de cálcio. Nas titulações de líquidos quentes, ou nas determinações que exigem fervura com excesso de ácido durante um certo tempo, o ácido sulfúrico padrão é, no entanto, o preferível. O ácido nítrico é raramente empregado, pois quase sempre contém um pouco de ácido nitroso que tem uma ação destrutiva sobre muitos indicadores.
Um método adequado para preparar uma solução é obtê-la com concentração aproximada e em seguida padronizá-la com uma substância alcalina padrão, por exemplo, o tetraborato de sódio ou o carbonato de sódio anidro,se completa, mas um pequeno excesso de ácido ainda estará presente no meio (se a solução ficar incolor, um excesso muito grande do ácido foi adicionado, suficiente para ultrapassar o primeiro ponto de equivalência). Desta quantidade de ácido livre, uma parte “vira” o indicador e a outra se transforma em CO2, através da reação:
No primeiro ponto de equivalência a concentração hidrogeniônica não é suficiente para transformar CO32- diretamente em CO2 o por isso torna-se a etapa intermediária
Por esta razão as perdas por transformação do CO32- oro CO2 são mínimas neste ponto da