Analise alcalinidade total da soda caustica
Anápolis, maio 2014
1- Introdução
As soluções preferidas são as de ácido clorídrico, pois são estáveis indefinidamente e podem ser usados na presença da maior parte dos cátions sem sofrer interferência devida à formação de sais solúveis. O ácido sulfúrico forma sais insolúveis com os hidróxidos de bário e de cálcio. Nas titulações de líquidos quentes, ou nas determinações que exigem fervura com excesso, de ácido durante um certo tempo, o ácido sulfúrico padrão é, no entanto, o preferível. O ácido nítrico e raramente empregado, pois quase sempre contém um pouco de ácido nitroso que tem uma ação destrutiva sobre muitos indicadores. Um método adequado para preparar uma solução é obtê-la com concentração aproximada e em seguida padroniza-la com uma substancia alcalina padrão, por exemplo, o tetraborato de sódio ou o carbonato de sódio anidro. A solução padronizada pode ser utilizada para determinar alcalinidade de diversas amostras. A alcalinidade indica a quantidade de íons na água que reagem para neutralizar os íons de hidrogênio. Constitui portanto uma medição da capacidade de neutralizar ao ácidos, servindo para medir a quantidade de tamponamento da água e suas condições de resistir as condições de pH. O principais constituintes da alcalinidade são os bicarbonatos, carbonatos e hidróxidos, outros íons como os cloretos, nitratos e sulfatos não contribuem para a alcalinidade.
Considerações sobre a soda caustica comercial.
Dois métodos podem ser usados para determinar a mistura de carbonato e de hidróxido de sódio na soda caustica comercial.
No primeiro, determina-se alcalinidade total (Carbonato + Hidróxido) pela titulação com o ácido padrão e indicador metilorange ou azul bromofenol. Numa alíquota da solução, precipita-se o carbono com um ligeiro excesso de solução de cloreto de bário e sem filtrar, titula-se a solução com ácido padrão e azul de timol ou fenolftaleína. Essa