DETERMINAÇÃO DO TEOR DE BICARBONATO DE SÓDIO EM UMA AMOSTRA DE ANTIÁCIDO
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO (FEAU)
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE BICARBONATO DE SÓDIO EM UMA AMOSTRA DE ANTIÁCIDO
1. RESUMO
Neste experimento, iremos demonstrar na prática como determinar o teor de bicarbonato de sódio (NaHCO3) em antiácido, usando o volume de dióxido de carbono (CO2) liberado na reação com o ácido clorídrico (HCl) através de cálculos que tomam como base as leis de Charles, Boyle e o Princípio de Avogadro.
A partir de uma amostra de Anti-ácido ENO, determinou-se o calculo do teor máximo de bicarbonato de sódio que seria possível ser obtido no experimento, segundo as quantidades indicadas no rotulo do fabricante e este calculo foi comparado ao resultado real do experimento.
Analisando os resultados, chegamos à conclusão que algum descuido ou procedimento errado, foi relevante no cálculo e consequentemente no resultado final. O teor máximo de NaHCO3 é de 46% e o resultado obtido foi de 6,84% inferior a este valor, pois provavelmente, tenha ocorrido algum vazamento na vedação do Kitassato, possibilitando assim, uma perda de gás.
2. INTRODUÇÃO
Descreve-se o estado de um gás, utilizando-se quatro grandezas relacionadas: pressão (P), temperatura (T), volume (V) e quantidade (n = número de mols). As Leis de Boyle, de Charles e o princípio de Avogadro demonstram a relação entre as grandezas mencionadas:
Lei de Boyle V α 1/P (a T, n constantes)
Lei de Charles V α T (a P, n constantes)
Princípio de Avogadro V α n (a T, P constantes)
Tabela 1 - As Leis de Boyle, de Charles e o princípio de Avogadro.
A combinação essas três proporcionalidades, resulta-se em V α 1/P T n, e reescrevendo como uma igualdade vê-se que V= R 1/P Tn, onde R é uma constante de proporcionalidade, conhecida como constante de gás ideal.
Então, esta relação pode ser escrita da seguinte forma:
V = n.R.T
(R = 0, 0821 Latm/k mol)
Também conhecida como lei do gás ideal.