Densidade do CO2
O objetivo do experimento é a determinação do teor de bicarbonato de sódio em antiácidos efervescentes através de medida do volume de gás carbônico gerado pela reação com um ácido.
II. Introdução
Um antiácido é qualquer substância, normalmente uma base, cuja função é neutralizar a acidez estomacal. É comum a utilização do bicarbonato de sódio (NaHCO3), que ao reagir com o ácido clorídrico (HCl) presente no estômago, resulta em cloreto de sódio (substância neutra), água e gás carbônico. Na presença de água, o NaHCO3 reage com os ácidos liberando CO2(g), o responsável pela efervescência.
A reação química acima descrita, que consiste na formulação de cloreto de sódio, água e gás carbônico pela reação envolvendo um antiácido, por exemplo, o bicarbonato de sódio, e uma ácido qualquer, no caso o HCl, pode ser quimicamente expressa como:
NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2 Em laboratório, para se coletar gases, uma prática bastante comum consiste no deslocamento de H2O em um recipiente. Deste modo, obtém-se o gás úmido, consistindo em uma mistura de moléculas de gás e de vapor d’água. No experimento a ser realizado, por exemplo, a mistura gasosa consiste de moléculas de CO2 e H2O. Aplicando-se a Lei de Dalton das pressões parciais (“em uma mistura gasosa, a pressão de cada componente é indispensável da pressão dos demais, sendo a pressão total igual à soma das pressões parciais dos componentes”) pode-se encontrar a pressão exercida pelo gás. Vale ressaltar que para descrever o estado gasoso são necessárias quatro grandezas: pressão, volume, temperatura e quantidade de gás (mols).
III. Materiais e Métodos
IV.
IV.1. Equipamentos utilizados
1 - Kitassato
2 - Béquer de plástico
3 - Balança analítica
4 - Tudo de vidro
5 - Proveta
6 - Mangueira de borracha
7 - Solução de HCl 0.5 mol/L
8 - Antiácido efervescente
9 - Termômetro
IV.2. Procedimento experimental
Foram adicionados aproximadamente 800 ml de H2O a um béquer de 1000 ml. Enchemos uma