Jean piaget
Elma Nogueira da Silva
Maria Bruna Souza Duarte
Maria Janaina Rodrigues
Maria Jaridielma de Lima Alves
Quelma Nogueira da Silva
O DESAFIO DE EDUCAR PELA PESQUISA
NA EDUCAÇÃO BÁSICA
I. PRESSUPOSTOS
Iguatu,
Setembro de 2013
O DESAFIO DE EDUCAR PELA PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
I. PRESSUPOSTOS
Dentre os pressupostos apresentados no texto destacamos os seguintes:
O que melhor distingue a educação escolar de outros tipos e espaços educativos é fazer-se e refazer-se pela pesquisa.
Onde não aparece o questionamento reconstrutivo, não emerge a propriedade educativa escolar.
A pesquisa inclui sempre a percepção emancipatória do sujeito que busca fazer e fazer-se oportunidade, á medida que começa e se reconstitui pelo questionamento sistemático da realidade. Incluindo a prática como componente necessário da teoria, e vice-versa, englobando a ética dos fins e valores.
Um dos sentidos mais fortes da educação é precisamente a passagem de objeto para sujeito, o que significa formação da competência (não necessariamente ou apenas competitividade).
A escola, muitas vezes, atrapalha esta volúpia infantil, privilegiando em excesso disciplina, ordem, atenção subserviente, imitação do comportamento adulto, como se lá estivesse para escutar e fazer o que os outros lhe mandam. Isto também faz parte, mas é a menor parte. Um profissional competente não perderia a ocasião de aproveitar esta motivação lúdica para impulsionar ainda mais o questionamento reconstrutivo, fazendo dele processo tanto mais produtivo, provocativo, instigador e prazeroso.
Questão absolutamente fundamental é tornar a pesquisa o ambiente didático cotidiano, no professor e no aluno, desde logo para desfazer a expectativa arcaica de que pesquisa é coisa especial, de gente especial.