Determinação de resíduos do açúcar
Uma quantidade definida de açúcar é dissolvido em água, a seguir é filtrada em membrana e lavada até eliminar todo o açúcar que contem junto aos insolúveis, a membrana deve ser previamente seca em estufa e pesada para descobrir a quantidade do resíduo insolúvel na amostra.
Objetivo
Determinar resíduos insolúveis em amostra de açúcar por gravimetria. O método é conhecido como método de Hibbert e Phillipson que utiliza membrana para filtração do resíduo insolúvel em solução de açúcar. O resíduo é composto por bagacilho, incrustações e outros materiais insolúveis presentes no açúcar.
Materiais e reagentes
* Bomba de vácuo; * Balança semi-analitica, resolução 0,1g; * Balança analítica, resolução 0,1 mg; * Estufa de secagem e esterilização; * Conjunto de filtração para membrana, diâmetro 47 mm; * Chapa aquecedora ou equivalente; * Kitassato, capacidade 2000 mL; * Kitassato, capacidade 500 mL; * Béquer, capacidade 1000 mL e 2000 mL; * Paca de Petri; * Vidrarias ou utensílios comuns de laboratório; * Membrana diâmetro 47 mm; * Acido sulfúrico concentrado p.a. * Água deionizada (Tipo III); * Solução 1-naftol 1% (m/v);
Procedimento
A placa de petri deverá estar previamente limpa e seca em estufa a aproximadamente 105°C no mínimo por uma hora. Após secagem deixar esfriar em dessecador e pesar. Lavar a membrana por imersão em água deionizada quente por aproximadamente 6 minutos, secar o excesso de água da membrana e transferir a membrana para uma placa de petri usando pinça. Secar a membrana na placa de petri aberta, em estufa a 60°C – 65°C por uma hora, após secagem, colocar a tampa e deixar esfriar por aproximadamente 30 minutos em dessecador e pesar.
Filtrar aproximadamente 5 litros de água deionizada através a membrana, preparada conforme o que foi dito anteriormente. Após filtração dos primeiros 500 mL, lavar o frasco de filtração e