Relatorio bioquimica
DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE AGRONOMIA
PROFª: TENESSEE ANDRADE NUNES
AULA 04
DETERMINAÇÃO DE CINZAS NOS ALIMENTOS
MOSSORÓ/RN, 21 JANEIRO DE 2013
RESUMO
A determinação de cinzas ou resíduo mineral permite a identificação de minerais. O experimento foi realizado com ração de frangos em crescimento. Escolhemos dois cadinhos, que posteriormente foi pesado de 2 a 3g da amostra. Logo em seguida a técnica levou os cadinhos com a amostra para murfla ainda fria, onde o aquecimento foi aumentado lentamente até atingir 600 graus Celsius, por 4 horas. Passado esse tempo, a murfla foi desligada e quando a sua temperatura chegou a 100 graus Celsius, o material foi transferido para um dessecador até atingir a temperatura ambiente. A amostra incinerada foi pesada e calculamos seu teor de cinza ou resíduo mineral.
INTRODUÇÃO
A determinação de cinzas dos alimentas ou resíduo mineral é obtido por aquecimento do alimento em temperatura entre 550° a 600°C. As cinzas resultantes da incineração correspondente à fração inorgânica dos alimentos. O processo resulta na eliminação da fração orgânica em razão do calor, possibilitando assim análises de minerais específicos, traçando características nutricionais dos alimentos, bem como a presença de minerais tóxicos. A análise de tóxicos é de suma importância para a qualidade dos produtos, visto que constata desde uma quantidade de açucares elevado a contaminação por parte de areia e terra, resultada de uma má higienização nos processos de beneficiamento. No resíduo mineral encontra-se grandes quantidades de potássio, sódio, cálcio e magnésio, e quantidades menores de alumínio, ferro, cobre, manganês e zinco. E ainda sulfatos, cloretos, silicatos, fosfatos.
OBJETIVOS
A finalidade da aula prática foi de determinar a composição dos diferentes constituintes inorgânicos dos alimentos/rações comerciais de aves, em razão da análise, seja quantitativa ou