Determinação de proteínas
Disciplina: FCA
RELATÓRIO - AULA PRÁTICA
Título: Determinação de proteína pelo método de Kjeldahl
Data: 27/11/2014
1. Introdução
As proteínas são compostas de aminoácidos e têm várias funções no nosso organismo, como reparação de tecido, como enzimas, transportadoras, estruturais, como defesa pro nosso corpo, como hormônios que regulam atividades metabólicas entre outras funções. Ela pode ser encontrada na carne, peixe, ovos, leite e seus derivados e em alimentos como vegetais, cereais, grãos e sementes.
O nitrogênio é o elemento de propriedades mais distintas presente nas proteínas, ele é o método mais usado para diferenciar carboidratos e lipídeos de proteínas. Vários métodos podem ser empregados, um deles é o método de Kjeldahl e Formol. O Kjeldahl determina o número orgânico total, ou seja, o proteico e não proteico,
A determinação de proteína é importante para saber se as indústrias oferecem ou não a quantidade de proteína indicada no rótulo, pois podem estar sujeito a erros, e o alimento proporcinar resíduos ou ameaças para a saúde do consumidor por isso é necessária a determinação para a segurança do consumidor e qualidade do alimento.
2. Objetivos da Aula Prática
Analisar a quantidade e compreender o teor de proteína em alimentos industrializados e saber se as rotulagens estão de acordo com os resultados obtidos.
3. Fundamentos da Metodologia empregada
Os alimentos proposto para as análises foram miojo, biscoito, leite, sopa e cereais. Para determinar o teor de proteínas foram usados:
a) MATERIAIS
1. Tubos de digestão Kjeldahl
2. Conjunto de digestão
3. Destilador de nitrogênio
4. Erlenmeyer
5. Balança analítica
6. Bureta Reagentes
1. Ácido sulfúrico (H2SO4 96-98%)
2. Hidróxido de sódio (NaOH 1:2)
3. Solução de ácido bórico (H3BO3) a 2% (p/v) mais indicadores (vermelho de metila e verde de bromocresol a 0,1%)
4. Ácido clorídrico 0,02N
5. Catalisador : sulfato