determinação do teor de proteinas
DE RONDÔNIA – UNIR
Curso de Engenharia de Alimentos
Campus de Ariquemes
Disciplina: Analise de Alimentos I
Relatório de determinação do teor de
Proteinas em quinoa
Acadêmica: luiz Flavio
Ariquemes 2014
1. Introdução
Proteínas são componentes complexos e essenciais a todas as células vivas. As proteínas de origem vegetal são as que fornecem mais de 70% proteínas da dieta humana e a maior parte disso é constituída por proteínas reservas de sementes de cereais e leguminosas.
2. Objetivo
Determinar o teor de proteínas em amostras de quinoa pelo método de Kjeldahl.
3. Metodologia
Digestão:
Pesou se 0,1 g de amostra em tubo para digestão, para o branco repetiu se o mesmo procedimento, colocou se 5 ml de solução digestora, fez se a digestão da amostra e bloco digestor aumentando a temperatura de 50°c até 350°c após uma hora e as demais por 30 segundos, após resfriar adicionou se 10 ml de água destilada.
Destilação:
Colocou se 5 ml de ácido bórico com três gotas de indicador, em Erlenmeyer, encaixou no condensador, Acoplou o tubo com a amostra no destilador adicionou 15 ml de NaOH 11 M no copo receptor, abriu se cuidadosamente o mecanismo para que o líquido alcance a amostra e fechou, ligou se o aparelho até que o volume de ácido bórico tenha dobrado e adquirido coloração verde.
Indicador:
Pesou se 0,06 g de Vermelho de Metila em 60 mL de Etanol, pesou se 0,15 g de Verde de Bromocrezol em 150 mL de Etanol juntou se as duas soluções para obter o indicador.
Titulação:
Retirou se o Erlenmeyer do aparelho e realizar a titulação com HCl 0,02 M até coloração rosa e anotou se o volume gasto, expressou o resultado em porcentagem.
4. Resultado e discussão
1- Resultado da amostra de quinoa em triplicata:
Amostra
Triplicata