A PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA
Periodizar, significa indicar periodos, demarcar o tempo histórico com marcos significativos, apontar os elementos que caracterizam o tempo demarcado. Assim, um período histórico, deve apresentar uma unidade própria, revelando aspectos singulares que o difernciem de outras épocas. É claro que cada período histórico sempre terá factos em comum com épocas anteriores ou posteriores a ele, como por exemplo, o meio geográfico,certas nessecidades básicas da natureza humana e algumas estruturas sociais. Mas o que importa na identificação dos periodos históricos é que suas diferenças característcas sejam mais relevantes e significativas, do que os elementos de semelhança com outras épocas. Essas diferenças, não devem ser buscadas ao nível dos acontecimentos episódicos (que estão em permanente mudança), mas ao nível das estruturas, e dos processos de longa duração.
Nas civilizações cristãs, convencionou-se que o marco inicial para a contagem do tempo histórico é o nascimento de Cristo. Assim elaborou-se um calendário cristão, em que o ano I (um) é aquele que começa com o nascimento de Cristo. Entretanto, nem todos os povos adotaram o calendário cristão, como por exemplo os muçulmanos e os judeus.
Conforme a periodização cristã, designa-se de Pré-história, o período que vai do aparecimento do Homem primitivo (homimídio) até ao surgimento da escrita. A partir daí inicia-se a História própriamente dita. No modelo ocidental, essa periodização é feita a partir de critérios que têm em conta a forma de vida, a mentalidade, a tecnologia, a organização social, política e económica. Deste modo, generalizou-se a seguinte sequência: Idade Antiga; Idade Média; Idade Moderna e Idade contemporânea.
• Idade Antiga: vai do fim da Pré-História (aparecimento da escrita) até ao século V d.C. (queda do Império Romano do Ocidente, em 476)
• Idadedade Média: vai do final da Antiguidade, até ao século XV (queda de constantinopla, em 1453).
• Idade