Periodização da História
1 milhão a.C. - Pedra lascada
O período conhecido como Paleolítico começa com o aparecimento do homem moderno (homo erectus). Para sobreviver às hostilidades do ambiente, ele aprendeu a usar madeira, ossos e pedra fazendo utensílios como lanças e arpões. Com eles, rasgavam a carne dos animais e conseguiam frutos de árvores e raízes. Nômade, o homem também descobriu como fazer e controlar o fogo.
10 mil a.C. - Pedra polida
Com habilidade na fabricação de armas e ferramentas mais desenvolvidas, como arcos-e-flechas e anzóis, os povos fixam residência perto de lagos e rios. Aprendem a domesticar galinhas e ovelhas, plantam alimentos como trigo, descobrem a tecelagem e constituem família. A produção de objetos de cerâmica também é datada dessa época, a última dos tempos pré-históricos. Nascia assim a base para o nascimento da civilização.
3500 a.C. - Bronze
A pré-história termina com o surgimento da escrita pelos sumérios e com a criação das cidades. O primeiro período da Antigüidade Clássica é caracterizado por novas formas de organização social e também pela descoberta da metalurgia: cobre, bronze e ouro eram usados para a confecção de utensílios. O poder do indivíduo passa a ser medido pela quantidade de objetos metálicos que possui.
1000 a.C. - Ferro
O homem consegue produzir temperaturas de combustão altas o suficiente para a fusão do ferro, que se torna o principal material para armas e utensílios de casa. Esse período abriga o florescimento de grandes civilizações, como os gregos e romanos, que ditarão a conduta humana nos períodos seguintes.
476 - Alta idade média
A queda de Roma assinala o fim das grandes cidades e o