Determinação de ph
Neste relatório iremos descriminar o procedimento experimental que determina o pH das solucões. Existem várias maneiras de se obter o pH, utilizamos a medida potenciométrica, que nos garante um valor exato do pH. MATERIAIS UTILIZADOS
1) Eletrodo de bico combinado 2) Peagâmetro 3) Piseta 4) Bequer 5) Espátula 6) Tampões em pH definido em 4 e 7 7) Água destilada 8) Água sanitária 9) Guaraná 10) Aspirina 11) Elemento Sólidos: Sacarose, Cloreto de Sódio, Cloreto de Amônio, Carbonato de Sódio e Acetato de Sódio 12) Soluções: Ácido Clorídrico, Hidróxido de Sódio
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E RESULTADOS:
Pegamos todos os elementos sólidos e com o auxilio de uma espátula colocamos cada um em bequer separado e o completamos com água destilada.
Utilizamos o peagâmetro para medir os pH das soluções, para isso, seguimos os seguintes procedimentos para a sua calibração: pegamos o tampão com solução em pH 7 e introduzimos o eletrodo de bico combinado em seu interior mexendo na válvula de calibração até chegar ao valor 7. E em seguida fizemos o mesmo com o tampão com a solução em pH 4 mexendo na válvula de ganho até obter o valor 4.
Depois de calibrado o aparelho só então começamos a medir o pH dos elementos.
Pegamos todos os elementos sólidos e com o auxilio de uma espátula, colocamos cada um em bequeres separados e os completamos com água destilada, reservando-os para uma posterior medição.
Pegamos todas as soluções e com o auxilio de um conta gotas, colocamos cada um separadamente em bequeres que estavam completos com água destilada, e reservamos tais béqueres para posterior medição.
A medição dos pH dos elementos se deu na seguinte ordem:
1º Água;
2º Guaraná;
3º Aspirina em H2O
4º Sacarose
5º Cloreto de Sódio
6º Cloreto de Amônio
7º Ácido Clorídrico
8º Hidróxido de Sódio
9º Carbonato de Sódio
10º Acetato de Sódio
11º Água sanitária
Nós podemos saber o grau de acidez e basicidade