Co-processamento
ASPECTOS AMBIENTAIS DO COPROCESSAMENTO DE RESÍDUOS EM FORNOS DE PRODUÇÃO DE CLÍNQUER NO ESTADO DE SÃO PAULO
Dissertação apresentada à Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, como parte dos requisitos para a obtenção do Título de Mestre em Engenharia Mecânica.
Orientador: Prof. Dr. Josmar Davilson Pagliuso
São Carlos 2004
M291a
Mantegazza, Ezio Aspectos ambientais do co-processamento de resíduos em fornos de produção de clínquer no estado de São Paulo / Ezio Mantegazza. –- São Carlos, 2004. Dissertação (Mestrado) –- Escola de Engenharia de São Carlos-Universidade de São Paulo, 2004. Área : Engenharia Mecânica. Orientador: Prof. Dr. Josmar Davilson Pagliuso. 1. Co-processamento. 2. Forno de clínquer. 3. Forno de cimento. 4. Clínquer. 5. Cimento. 6. Poluentes atmosféricos. 7. Resíduos industriais. 8. Resíduos perigosos. 9. Metais pesados. 10. Compostos orgânicos. I. Título.
Dedico este trabalho à minha família. Minha esposa, Sonia, que não se poupou e não se intimidou frente aos afazeres rotineiros, para que eu fosse poupado de quase todos eles, bem como encarando as necessidades de nossos três filhos: Gabriela, Graziela e Pedro, os quais quero que sintam-se também homenageados com a conclusão desta etapa de aprimoramento profissional, mas, sobretudo, de aprimoramento para a vida, em família e em sociedade. Não se privem desta experiência, que considero ter sido um privilégio, pois, ao mesmo tempo em que se mostrou difícil, sofrida, pelas intermináveis horas de pesquisa e estudo, longas horas distante do convívio com vocês, meus quatro queridos, trouxe também a convicção do dever cumprido, ainda que não integralmente concluído e a certeza de ter aprendido um pouco mais da vida.
AGRADECIMENTOS
Agradeço inicialmente aos senhores, meus valorosos pais, Odilon e Celi, por todas as suas virtudes, nas quais sempre tentei me espelhar e assimilar para que, tomara, pudesse eu gozar de uma experiência de