Determinação de pH
CURSO DE FARMÁCIA
DETERMINAÇÃO Ph (POTÊNCIAL HIDROGENIÔNICO)
CRICIÚMA
2014
DETERMINAÇÃO Ph (POTÊNCIAL HIDROGENIÔNICO)
Relatório apresentado à disciplina Química Experimental do curso de - Unesc
Professor:
CRICIÚMA
2014SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Neste relatório serão trabalhados dois métodos de leitura de pH: o pHmetro e a colorimétrica, onde através dessas formas de leitura serão identificadas se as amostras coletadas são ácidas, básicas ou neutras. Será exposto o conceito desses últimos compostos químicos, o conceito de cada amostra, os procedimentos e resultados obtidos e a importância da determinação de ph na área da farmácia.
2 OBJETIVO
Compreender o significado de pH, conhecer as técnicas de medida e entender a importância na determinação de pH na área da Farmácia.
3 REFERENCIAL TEÓRICO pH é símbolo para a grandeza físico-química potencial hidrogeniônico ou potencial de hidrogénio, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen (1868-1939) com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (à época trabalhava no Laboratório Carlsberg, da cervejaria homônima). O "p" vem do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o íon de hidrogênio (H+). De acordo com Oliveira de Ferreira (2000, p. 88), a leitura do pH é feita em função da temperatura. Para obter uma maior precisão da medição do pH, a temperatura deve ser levada em consideração. Um perfeito equilíbrio entre o eletrodo de pH e a amostra é alcançado em aproximadamente 15 minutos. Medir ou alterar um pH é uma tarefa elementar para indústrias, estações de tratamento de água, laboratórios, etc.