Determinação de oxigenio
PALAVRAS CHAVES: winkler, oxigênio, água.
INTRODUÇÃO: A presença do oxigênio na água o torna um importante gás na dinamização e caracterização do ecossistema aquático. Isto é, por meio dele, podemos verificar a existência da alteração do meio em estudo a partir da medição do parâmetro do oxigênio dissolvido (OD), o qual é feito, normalmente, pelo método de Winkler (1888) que é de fundamental importância em trabalhos limnológicos e oceanográficos.
Esse método se baseia na adição da solução de Mn+2 e de iodeto alcalino de potássio na amostra. A partir da mistura, observa-se um precipitado marrom na solução, indicando que ocorreu o processo de oxidação do Mn+2 para Mn+3. Após acidificação subseqüente, o precipitado se dissolve novamente, retornando o manganês ao estado bivalente com a conseqüente oxidação do iodeto para iodo no estado livre. Esta concentração, portanto, equivale a concentração de oxigênio originalmente dissolvido na amostra. O iodo formado é determinado através da titulação com tiosulfato de sódio, usando-se como indicador a suspensão de amido.
Provavelmente, este é o método analítico mais utilizado na química das águas naturais, e por isso tem estado constantemente sujeito às críticas e modificações.
Este trabalho consiste em uma