Determinação da demanda de oxigenio
Esta aula tem como objetivo analisar a demanda bioquímica de oxigênio de amostras de água coletada em seis pontos diferentes no município de Uberlândia.
2 Introdução
O teste da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) é um indicador importante na qualidade de água, uma vez que determina o grau de poluição de efluentes domésticos ou industriais. O teste é de grande importância em trabalhos regulares e em estudos desenvolvidos para avaliar a capacidade de purificação de corpos de água receptores, além de ser uma medida da quantidade de matéria orgânica oxidável presente que pode ser utilizada para determinar o período que a oxidação vai ocorrer no corpo d’água receptor.
3 Metodologia
DBO é definida como a quantidade de oxigênio exigida por bactérias enquanto estas estabilizam matéria orgânica disponível em condições aeróbicas, ou seja, o quanto de oxigênio é necessário para oxidar a matéria orgânica através de microrganismos aeróbicos.
É normalmente considerada como a quantidade de oxigênio consumido durante um determinado período de tempo, numa temperatura de incubação específica. Um período de tempo de 5 dias numa temperatura de incubação de 20°C é freqüentemente usado e referido como
Neste processo os compostos orgânicos biodegradáveis são transformados em produtos finais estáveis ou mineralizados, tais como água, gás carbônico, sulfatos, fosfatos, amônia, nitratos etc. Assim, há consumo de oxigênio da água e liberação da energia contida nas ligações químicas das moléculas decompostas.
É importante ressaltar que se deve remover o dióxido de carbono produzido na respiração aeróbica para que não interfira na medição da DBO. Assim, geralmente são adicionados comprimidos de hidróxido de potássio (KOH) no copo de vedação para reagir com o CO2 formando um sal (K2CO3).
Os maiores acréscimos em termos de DBO são provocados por despejos de origem predominantemente orgânica. A presença de um alto teor de matéria orgânica pode levar ao