QUIMICA GERAL-SOLUÇÕES
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
SOLUÇÕES
1. DISPERSÃO
Dispersão é um sistema em que uma substância (disperso) está disseminada numa outra substância (dispersante ou dispergente).
Classificação:
Solução é um sistema cujas partículas do disperso possuem diâmetros inferiores a 1 nm (10-9 m).
Dispersão coloidal é um sistema cujas partículas possuem diâmetros entre 1 e 100 nm.
Suspensão é um sistema cujas partículas possuem diâmetros acima de 100 nm.
Esses valores foram escolhidos para permitir a distinção entre dois desses sistemas pela visualização ao microscópio, pela filtração e pela sedimentação.
1.1. SOLUÇÕES
O s componentes das soluções são:
- Soluto é a substância que se dissolve no líquido, podendo ser sólido ou gás. Quando o soluto é um líquido, é aquele componente presente em menor quantidade.
- Solvente, em solução gasosa ou de sólido em líquido, é o próprio líquido; em soluções líquidas, o solvente é o componente em maior quantidade.
1.1. CLASSIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES
1.1.1. Quanto ao estado físico do solvente: É o solvente que determina o estado físico da solução.
- Soluções Gasosas De um modo geral, gases e vapores que não reagem entre si misturam-se em todas as proporções, formando misturas (soluções) gasosas. Os fluidos que se misturam ou se dissolvem mutuamente, em todas as proporções, são fluidos miscíveis. Os gases são também miscíveis. Quando dois líquidos não se misturam, mas formam duas camadas distintas, são imiscíveis.
- Soluções Líquidas
A maioria das soluções se obtém pela dissolução de um gás, ou de um líquido ou de um sólido num líquido. A água gasosa, por exemplo, é constituída por solução de carbono em água. O etanol,