Determinação da % de oxigênio no ar
Determinar através de experimento simples a percentagem de oxigênio presente no ar atmosférico.
INTRODUÇÃO
O oxigênio natural é um gás incolor e inodoro, com densidade 1,105, que só liquefaz a -138º C. Consiste numa mistura de três isótopos estáveis: o oxigênio 16 (99,758%), o oxigênio 17 (0,37%) e o oxigênio 18 (0,204%). Pouco solúvel em água, forma bolhas que se desprendem facilmente por simples agitação. À temperatura ambiente, a molécula de oxigênio é relativamente inerte, mas na presença de substâncias catalisadoras ou ao ser aquecida, reage com a maioria dos elementos para formar vários compostos. (TABELA.OXIGENIO, 2011)
O oxigênio é largamente utilizado em todo o planeta. A maior parte do oxigênio produzido no mundo é utilizado em siderurgia para obtenção de aço e na solda e corte de metais ferrosos e não ferrosos por processo oxi-acetilênico. Oxigênio também é usado na metalurgia dos metais não ferrosos, como comburente para otimizar o processo de combustão para aquecimento de fornos através do enriquecimento do ar. A indústria química usa grandes quantidades de oxigênio na fabricação de óxido de etileno a partir do etileno, metanol a partir de hidrocarbonetos, dióxido de titânio, a partir de tetracloreto de titânio, dióxido de carbono a partir de hidrocarbonetos residuais, etc. Oxigênio líquido é consumido como oxidante do combustível na propulsão de veículos espaciais. É também, largamente utilizado na área hospitalar, no tratamento de pacientes com problemas respiratórios, em anestesia trabalhando em conjunto com agentes anestésicos, em câmaras hiperbáricas para tratamento de queimaduras graves e outras lesões graves na pele, etc. (GAMAGASES, 2007)
Determinar o teor de oxigênio é importante, devido à importância dessa substância para a vida na terra, e para caracterizar que o ar é uma mistura em que o oxigênio é apenas um dos componentes (20,953%). (MORTIMER, 2006)
A porcentagem de oxigênio no ar foi determinada pela primeira vez com