Determinação de oxigênio dissolvido
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
BIANCA PEREIRA FREIRE
DANIELE DIAS SALES
GABRIELA LIMA RAMOS MARINHO
LUANA SPERANDIO COTT
Prática n° 01 (04/11/2014):
DETERMINAÇÃO DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO
Disciplina: Tratamento de Águas e Resíduos
Professora: Estela Claudia Ferretti
VILA VELHA
NOVEMBRO DE 2014
Introdução:
O oxigênio encontrado dissolvido na água é muito importante para a vida aquática, pois a grande maioria dos seres vivos o utiliza para a respiração e, consequentemente, para sua sobrevivência. Este oxigênio é introduzido no meio aquático, naturalmente, por meio de seres que fazem fotossíntese, como as algas, e pela própria correnteza da água.
Quando um poluente é introduzido na água, o ambiente reage de forma a tentar voltar para o equilíbrio em que se encontrava. Com isso temos o efeito chamado de autodepuração, que consiste na capacidade de um manancial se recuperar. Quando a matéria orgânica é introduzida, as bactérias aeróbias heterotróficas aumentam sua atividade a fim de decompô-la, e após esse processo a concentração de oxigênio dissolvido retorna às condições iniciais.
O teor de oxigênio dissolvido é um parâmetro importante no tratamento de efluentes para o controle de qualidade do serviço.
O principal fator que afeta a solubilidade do oxigênio na água é a presença de sais minerais.
Alguns exemplos de fatores que alteram o nível de oxigênio são a temperatura, pressão e, consequentemente, a altitude de onde se encontra a água.
A determinação de oxigênio pode ser feita por método Iodométrico (método de Winkler), que é um procedimento que utiliza titulação, ou pelo método eletrométrico, ou seja, utilizando o oxímetro.
Objetivos:
Fazer a determinação de oxigênio em amostras de água em diferentes situações e, consequentemente, aprender a utilizar o oxímetro. Comparar os resultados obtidos com referências da literatura. Ampliar o conhecimento sobre os