Determinação de oxigênio dissolvido
O oxigênio é essencial à vida de organismos aquáticos e, portanto, é necessário ao equilíbrio de todo o ecossistema envolvido. É o oxigênio molecular dissolvido (OD) um importante agente oxidante, e a sua concentração irá variar de acordo as condições locais. Em vista de sua importância, ele é um fator utilizado para a indicação da qualidade e grau de poluição em águas naturais. Alguns autores, no entanto, contestam sua utilização uma vez que estes valores podem variar muito. (BAIRD, 2002; TOLEDO, 2002; RAMOS, 1996)
A concentração de oxigênio dissolvido (COD) em água é baixa e tende a diminuir, ainda mais, com o aumento da temperatura e salinidade assim como com a redução da pressão. Apesar disso, as altas taxas de fotossíntese e a aeração atmosférica pode causar aumento de sua concentração. (KUBITZA, 1998).
As semi-reações 1 e 2 representam o oxigênio em solução ácida e aquosa alcalina, respectivamente (BAIRD, 2002):
(1) O2 + 4H+ + 4e- 2H2O
(2) O2 + 2H2O + 4e- 4OH- As altas quantidades de matéria orgânica (MO) no sistema aquático, também reduzem a COD. Nesse caso a capacidade de autodepuração do curso d’água pode ser excedida e a taxa de consumo de oxigênio será superior a sua taxa de produção. Portando, como salienta Sperling (2005), a repercussão mais nociva da poluição de um corpo d’água por MO é a queda de OD, causada pela respiração dos microrganismos envolvidos na depuração do esgoto. Isso acontece, pois o impacto é estendido para toda a comunidade aquática. (VALENTE, 1997)
Objetivos
Verificar qual é a concentração de oxigênio dissolvido na amostra a fim de comparar os resultados obtidos com a literatura e classificar a concentração de oxigênio obtida segundo a legislação vigente.
Materiais e Métodos
Foi realizada a coletada de 250 mL de amostra de água em um pote âmbar. Após isso, foi adicionada 1 mL de sulfato de manganês II, com posterior introdução de solução alcalina de iodeto de azida. A garrafa foi