Econômia e mercado
Condições de um mercado em concorrência perfeita - É um tipo de mercado onde há um elevado número de vendedores e compradores. A decisão de um indivíduo é insignificante não afetando o mercado e, consequentemente o preço de equilíbrio pouca influência sobre o mercado global.
Características
1. Homogeneidade do produto. - Supõe que não existe diferença entre os produtos.
2. Transparência do mercado. - Todos os participantes têm pleno conhecimento das condições gerais em que opera o mercado.
3. Liberdade de entrada e saída de empresas. - Facilidade da empresa em entrada e saída da atividade
A oferta e a demanda de um produto num mercado em concorrência perfeita, bem como o preço determinado pelo mercado, cada empresa aceitará o preço como um dado fixo sobre o qual não pode influir.
A partir do preço de equilíbrio, cada empresa individual produzirá a quantidade que indica a sua curva de oferta, que será condicionada pelos custos de produção.
Baseado no princípio de que no curto prazo todas as empresas têm a mesma tecnologia, todas obterão as mesmas margens de lucro.
*MONOPÓLIO - Estrutura de mercado composta por apenas um vendedor e muitos compradores.
Quando a indústria se monopoliza, o preço de venda será maior que o preço de mercado em concorrência perfeita, e o nível de produção inferior. Os consumidores sairão perdendo, pois terão que pagar um preço superior para obter o produto, que será oferecido em quantidade inferior.
Muitas Legislações proíbem a existência de monopólio, permitindo apenas para aqueles segmentos de mercado onde, para o perfeito funcionamento deveria existir apenas uma empresa, são os chamados monopólios institucionais ou estatais considerados estratégicos ou de segurança nacional (energia, comunicação, petróleo), porém, observa-se