Determinação de distância entre pontos não intervisíveis
Este experimento foi realizado no dia 16 de março de 2012, no pátio próximo ao Complexo Laboratorial do CEULP/ULBRA, tendo como objetivo determinar a distância entre pontos não intervisíveis.
2. OBJETIVOS
* Determinar a distância entre pontos não intervisíveis;
3. MATERIAL E MÉTODO
Para determinar a distância entre os pontos não intervisíveis, foram escolhidos aleatoriamente três pontos (2, 1 e 3 ), de forma que o alinhamento destes pontos formaram um triângulo medidos em metros. O alinhamento dos pontos 2 e 3 formam a base do triângulo e estão localizados entre o complexo laboratorial, porém para determinar a distância entre estes pontos foi necessário marcar um outro ponto, ponto 1. Porém, entre os pontos 2 e 1, foi marcado com piquete e estaca um ponto A aleatoriamente para alinhamento preciso entre estes pontos. Entre os pontos 1 e 2 foi marcado um ponto D, com 1/3 da distância entre estes dois pontos. Entre os pontos 1 e 3, com o uso da haste, o diastimetro, os piquetes e estacas foi marcado um ponto B, alinhado com os pontos extremos. Em seguida foi marcado um outro ponto, ponto E, de 1/3 da medida entre os pontos 1 e 3.
Todos os pontos foram sinalizados utilizando-se piquetes e estacas. E as medidas horizontais foram marcadas com o manuseio do diastimetro e balizas.
No Ponto 1, utilizando-se a bússola, foi determinado o norte magnético e o azimute. Com os dados do rumo e azimute magnético coletados acha-se por meio da internet o rumo e azimute verdadeiro.
Enfim, para definir a medida entre os pontos 2 e 3 usa-se o seguinte calculo de proporção: DH 2-3 = 3. DH D-E.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES Os resultados das medidas dos pontos alinhados foram definidos da seguinte forma: ALINHAMENTO entre 1 e 2: * DH 1-A: 18,43m; * DH A-2: 25,63m; * DH 1-2: 44,06 m; * DH 1-D: 14,69m; * DH D-A: 3,74m. ALINHAMENTO entre 1 e 3: * DH 1-B: 22,00m; * DH B-3: 28,57m; * DH