Questionário – o público e o privado na gestão pública.
1)De acordo com a coletividade o que seria esfera pública e o que seria esfera privada?
Tudo o que a coletividade chamada povo convencionar em um determinado momento de sua história, ser de interesse ou de propriedade comum, integrará a esfera pública, ficando todo o restante adstrito à esfera privada. 2) Por que não existe nada que seja intrinsecamente público nem privado? Porque a definição de ambos resulta de convenção coletiva.
3) Cite atividades que normalmente são de cunho público.
Forças Armadas.
4) O que é esfera pública e o que é esfera privada?
A esfera pública, e tudo o que nele se inserir, será sempre explicitado positivamente, ao passo que na esfera privado será delimitado de forma residual, cabendo nele tudo aquilo que ficar de fora da esfera pública.
5) Como os indivíduos são concebidos nas esferas públicas e privados?
Na esfera pública, os indivíduos são sempre concebidos como cidadãos, seja na posição de agentes do poder público, isto é, de servidores do Estado, seja na condição de simples usuários dos serviços públicos ou sujeitos submetidos às leis e normas impostas pelo Estado. Já na esfera privada, os indivíduos são concebidos como pessoas físicas à procura da satisfação de seus interesses particulares, podendo se associar e constituir pessoas jurídicas com a finalidade de perseguir os mais diferentes objetivos – econômicos, políticos, religiosos, culturais etc.
6) O que é organização?
Chamamos de organização as associações do setor privado, cuja, características principais são: missão e objetivos que são autoatribuídos pelos seus membros. Nela, seus membros possuem inteira autonomia para definir e redefinir a sua missão, estabelecer e modificar os seus objetivos, decidir por sua expansão ou retração, diversificação e reorientação de atividades ou mesmo pela sua completa dissolução.
7) Diferencie Missão de Objetivo.
Missão – o mesmo que objetivos