Determinação de cálcio em suplemento alimentar
______________________________________________________________________
Arthur Nicolodi D’Almeida
Gabriela Patrícia de Souza
Mariane Neis Assunção
DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM SUPLEMENTO ALIMENTAR
Unidade Curricular: Química Analítica Quantitativa
Professor: Berenice da Silva Junkes
Data da Experiência: 07/02/2013
______________________________________________________________________
Florianópolis
2012/2
1. OBJETIVO
Determinar a porcentagem de cálcio em suplemento alimentar utilizando o método de volumetria de complexação.
2. INTRODUÇÃO
O cálcio é um nos nutrientes mais abundantes em nosso corpo por estar presente na formação óssea, e é essencial para a transmissão nervosa, coagulação do sangue e contração muscular; também atua na respiração celular e ajuda na produção dos líquidos linfáticos.
Sua deficiência pode trazer resultados graves, já que como dito anteriormente este mineral exerce várias funções relevantes no organismo. Em caso de deficiência de cálcio na corrente sanguínea, o corpo tende a repor a deficiência retirando o mineral depositado nos ossos, o que pode levar a osteoporose e a osteopenia, aumentando o risco de fraturas.
A ingestão diária de cálcio é aproximadamente a seguinte, variando com a idade:
Tabela 1: ingestão diária recomendada de cálcio de acordo com a idade. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1lcio)
A concentração padrão de cálcio no soro sanguíneo de um adulto é de 4,5 a 5,5 mmol/L. Em casos graves de deficiência de cálcio no organismo é injetado intravenosamente gluconato de cálcio, um dos suplementos minerais mais utilizados para a obtenção deste nutriente, juntamente com vitamina D que é essencial para sua absorção, e extrato de paratireóide, que por sua vez aumenta a absorção de vitamina D. Em casos não tão graves são administrados oralmente 1 a 5 gramas de gluconato de cálcio, que pode ser encontrado em solução