Obtenção de cloreto de calcio de casca de ovo
Loriane Gondaki Rison
Loriane.rison@ibest.com.br
Jhoni Loro
Gustavo Zanella
E-mail(s)
Pós Graduação em Perícia Ambiental
Resumo
A utilização da casca de ovo não é muito conhecida, as empresas que possuem incubatórios, ou utilizam a casca de ovo na fabricação de ração animal ou simplesmente as deixam em contato direto com o solo, causando grave impacto ambiental como o excesso de cálcio, existem varias forma de reutilizar a casca de ovo, este artigo irá estudar a possível utilização do cálcio presente na casca de ovo, transformando carbonato de cálcio em cloreto de cálcio para comercialização, minimizando assim impactos ambientais que são gerados.
Palavras-chave: Cloreto de Cálcio, Casca de Ovo, Carbonato de Cálcio.
Introdução O cálcio está presente na casca de ovo na forma de carbonato de cálcio e na proporção de cerca de 40% do produto em pó. Além do aspecto econômico, o cálcio da casca de ovo apresenta vantagens nutricionais, pois não está associado a elevadas quantidades de proteína e sódio (como acontece, por exemplo, nos queijos), que podem induzir a um aumento da excreção renal de cálcio (Food..., 1997; Weinsier & Krumdieck, 2000). Um novo estudo demonstrou que as propriedades físico-químicas do carbonato de cálcio extraído da casca do ovo apresentam maior estabilidade e resistência térmica quando comparado ao carbonato de cálcio produzido industrialmente - amplamente utilizado como diluente sólido em produtos farmacêuticos, odontológicos, cosméticos e em suplementos alimentares. "O composto obtido da farinha de ossos não tem a mesma disponibilidade do cálcio extraído de fontes sintéticas. Nas conchas de ostras, o carbonato tem vestígios de chumbo, entre outros elementos potencialmente tóxicos como alumínio, cádmio e mercúrio.
Nesse cenário, a casca de ovo tem a vantagem de não conter elementos tóxicos", afirmou Murakami. Há grande interesse no mercado em