DETERMINAÇÃO DE CONCENTRAÇÃO DESCONHECIDA DE HCL
CURSO DE FARMÁCIA
CAMPUS LIBERDADE 3° SEMESTRE FARMÁCIA NOTURNO
DANIELA OLIVEIRA
JAQUELINE RODRIGUES DA SILVA
JOSÉ RAFAEL SANTANA MASCENA
PRISCILA DE CÁSSIA
SILVANA CAMARGO FLORENCIO
WANDERSON FELIPE
DETERMINAÇÃO DE CONCENTRAÇÃO DESCONHECIDA DE HCL
SÃO PAULO
2014
DANIELA OLIVEIRA
JAQUELINE RODRIGUES DA SILVA
JOSÉ RAFAEL SANTANA MASCENA
PRISCILA DE CÁSSIA
SILVANA CAMARGO FLORENCIO
WANDERSON FELIPE
DETERMINAÇÃO DE CONCENTRAÇÃO DESCONHECIDO DE HCL
Relatório da disciplina de Química Analítica II do 03° semestre do curso de Farmácia/FMU ministrada pelo professor Hernani.
SÃO PAULO
201
1 Introdução
O termo “análise titrimétrica” refere-se à análise química quantitativa feita pela determinação do volume de uma solução, cuja concentração é conhecida com exatidão, necessário para reagir quantitativamente com um volume determinado da solução que contem a substância a ser analisada. A solução cuja concentração é conhecida com exatidão é chamada de solução padrão ou solução padronizada. O peso da substância a ser analisada é calculada a partir do volume da solução padrão usada, da equação química envolvida e das massas moleculares relativas dos compostos que reagem. O termo “análise volumétrica” foi usado para denominar essa modalidade de determinação quantitativa, mas hoje se prefere a expressão “análise titrimétrica”.
A razão para isso é que “análise titrimétrica” expressa melhor o processo de titulação, enquanto o termo “análise volumétrica” poderia ser confundido com a medição de volumes, como no caso de gases. Em análise titrimétrica, o reagente cuja concentração é conhecida é denominado titulante e a substância que está sendo dosada, titulado.
A solução padronizada é normalmente adicionada com a ajuda de um tubo longo graduado chamado bureta. A operação de adição da solução padronizada até que se complete a reação é chamada de