Relatório Titulação
Soluções são misturas homogêneas, constituídas de dois ou mais componentes, soluto e solvente; A razão entre eles define a concentração de uma solução. É de grande importância o conhecimento da composição das soluções utilizadas, tornando-se necessário estudar as unidades de concentração e os cálculos envolvidos no seu preparo.
A maioria dos trabalhos experimentais em Química são desenvolvidos quando os reagentes estão em solução. Portanto, o seu estudo depende do conhecimento qualitativo e quantitativo da composição das substâncias que delas participam.
Quando uma solução é diluída, seu volume aumenta e a concentração diminui, porém a quantidade de soluto permanece constante. Assim, se duas soluções têm diferentes concentrações, mas contém as mesmas quantidades de soluto, em volumes diferentes, apresentam a seguinte relação.
V1 x C1 = V2 x C2
V é o volume
C é a concentração
A relação entre o soluto e solvente/solução define a concentração de uma solução. Portanto, podemos estabelecer que: Ou
Para preparar uma solução, você deve procurar saber se o soluto é um padrão primário ou secundário.
Padrões primários são substâncias estáveis e não higroscópica, de fácil purificação, que servem para o preparo de soluções de concentração definida, utilizáveis na determinação de concentração exata de padrões secundários. Como exemplo, temos: carbonato de sódio (Na2CO3), ácido oxálico (H2C2O4), nitrato de prata (AgNO3) e outros. Já os padrões secundários são soluções de substâncias higroscópicas, voláteis ou alteráveis, que têm sua concentração determinada por um padrão primário. São exemplos de padrões secundários: ácido clorídrico (HCl), ácido sulfúrico (H2SO4), hidróxido de sódio (NaOH) e hidróxido de potássio (KOH).
A determinação da concentração exata de um padrão secundário, na maioria das vezes é feita usando a técnica de volumetria ou titulação.
A titulação ou análise volumétrica, por sua vez, é uma técnica importante, utilizada para