Titulação ácido base e de precipitação
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA E QUÍMICA
Antônio Márcio Riêra Filho - 24943
Pedro Augusto de Andrade Novaes - 24862
Lucas Ivã Ferrer Azevedo - 24678
Laboratório 4: Titulação Ácido Base e de Precipitação
Curso: Física Bacharelado Disciplina: Química Geral Experimental Professor: Geise Turma: P2
ITAJUBÁ – MG
24/10/2012
1 - OBJETIVOS
O objetivo do presente experimento é realizar titulações ácido-base pelo método visual, titulações ácido-base pelo método potenciométrico e titulações de precipitação, além das aplicações das mesmas.
2- INTRODUÇÃO
Titulação é o processo utilizado para determinar a quantidade de uma substância química em amostras com concentração desconhecida. A substância em determinação recebe o nome de analito, a de concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.
A Titulação Ácido-Base se baseia no fato de que ácidos e bases reagem entre si para formar sal e água. Dessa maneira é possível neutralizar ácidos utilizando bases. Assim, para cada H+ do ácido, uma OH- (hidroxila) reage, fazendo com que a relação estequiométrica seja 1:1.
O ponto de equivalência é o ponto em que a solução ácida foi completamente neutralizada pela solução básica, sendo também o ponto no qual o número de íons H+ é igual ao número de íons OH-. O ponto final de uma titulação deve coincidir com o ponto de equivalência ou estar muito próximo dele. A diferença entre os pontos de equivalência e final se chama intervalo do indicador.
Um dos indicadores mais