TITULAÇÃO ÁCIDO BASE E DE PRECIPITAÇÃO
X
Y
TITULAÇÃO ÁCIDO BASE E DE PRECIPITAÇÃO
Curso: Engenharia
Professor: Z
ITAJUBÁ
2013
SUMÁRIO
1 RESUMO 3
2 INTRODUÇÃO 3
3 PARTE EXPERIMENTAL 4
3.1 Procedimento de Determinação da Concentração de HCl 5
3.2 Procedimento de Titulação Potenciometrica 5
3.3 Determinação da Concentração de Cloreto de Sódio em Soro Fisiológico 6
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
5 CONCLUSÕES 7
BIBLIOGRAFIA 8
1 RESUMO
Avaliar as diferenças de soluções (primárias e secundárias) a partir de experimentos de titulação visual e potenciometrica. E a partir disso realizar a determinação da quantidade de íons em uma solução através da titulação de precipitação.
2 INTRODUÇÃO
A titulação é um processo físico para determinação da concentração em valores específicos de uma substância desconhecida podendo ser esta de natureza ácida ou alcalino-básica. Quando a substância de concentração desconhecida é um ácido usa-se uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido e vice-versa.
Conhecido como titulação ácido base, tal processo leva-se em conta que ácidos são neutralizados a partir de bases, ou seja, os íons H+ (ácidos) unem – se aos OH- (Hidroxilas das bases) formando H2O. Em uma solução a ser determinada a concentração de ácidos e bases são adicionados indicadores, que dependendo do pH do meio, muda a coloração da solução afim de identificar a maior presença de H+ ou OH-.
Outro método conhecido é a titulação por precipitação ou volumetria de precipitação. Ele ocorre quando duas substâncias químicas reagem entre si formando duas fases, líquida e sólida. A partir disso, podem-se ter análises quantitativas (precipitado formado) e qualitativas (estudo das fases formadas) a respeito da reação.
A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com a maior concentração